Proibição de celular leva 80% dos alunos a prestar mais atenção nas aulas

Celular proibido nas escolas Pesquisa ouviu 2.840 alunos, 348 professores e 201 gestores no país

Veto a celular leva 80% dos alunos a prestar mais atenção nas aulas

Mais de 80% dos estudantes brasileiros afirmam que têm prestado mais atenção nas aulas depois da restrição ao uso de celulares em salas de aula. 

A percepção de impacto positivo é maior nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, com 88% afirmando prestar mais atenção nas aulas. No Ensino Médio, 70% disseram perceber mudanças para melhor sem os celulares.

Os dados fazem parte de pesquisa realizada pela Frente Parlamentar Mista da Educação, em parceria com o Equidade.info, iniciativa do Lemann Center da Stanford Graduate School of Education.

O estudo mostra, também, que 77% dos gestores e 65% dos professores relataram diminuição do bullying virtual dentro das escolas. Entre os alunos, entretanto, apenas 41% afirmaram sentir essa mudança, o que sugere que parte dos conflitos pode não estar sendo reportado pelos estudantes ou percebido por professores e gestores escolares.

Tédio cresce 

Segundo os dados do levantamento, 44% dos alunos disseram sentir mais tédio durante os intervalos e os recreios. Esses números são mais elevados entre estudantes do Ensino Fundamental I (47%) e do período matutino (46%). Além disso, 49% dos professores relataram aumento de ansiedade entre os alunos com a ausência do uso do celular.

Em relação ao comportamento dos estudantes, o Nordeste aparece como destaque positivo, representando 87% dos avanços. O Centro-Oeste e o Sudeste são as regiões com o menor índice de melhora no ambiente escolar, com 82% indicando que a eficácia das medidas tende a variar segundo fatores regionais.

“Proteger nossos estudantes do uso do celular em sala de aula é garantir um ambiente mais saudável e focado no aprendizado. O resultado que vemos hoje é a confirmação de que a educação precisa ser prioridade, com políticas que cuidem do presente e preparem o futuro dos nossos jovens”, disse o presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação, deputado Rafael Brito.

A presidente do Equidade.info, Claudia Costin, ressaltou que a pesquisa mostra avanços positivos no foco e na atenção dos alunos, mas as questões como tédio, ansiedade e bullying, ainda muito presentes entre os estudantes, indicam que ainda há desafios a serem enfrentados.

“Houve uma queda significativa no bullying virtual na visão dos gestores, mas é crucial ouvirmos os estudantes que ainda sentem o problema. Ou seja, a conclusão é que a restrição foi positiva, mas sozinha não basta: as escolas precisam criar alternativas de interação e estratégias específicas para cada idade", avalia.

Estratégias
Segundo o coordenador do Equidade.info e docente da Stanford Graduate School of Education, responsável pela pesquisa, Guilherme Lichand, os dados reforçam a necessidade de estratégias diferenciadas por faixa etária e rede de ensino, além do desenvolvimento de práticas pedagógicas que mantenham os estudantes engajados e promovam seu bem-estar mesmo sem o celular em sala de aula.

“Os resultados confirmam que a regulação do uso de celulares trouxe ganhos importantes para o aprendizado. Mais do que limitar o uso do telefone celular, a lei abre espaço para repensarmos como a escola se conecta com os alunos. O próximo passo é garantir que a aplicação da lei seja efetiva em todas as etapas, respeitando as particularidades de cada contexto escolar. Assim, conseguiremos transformar a medida em uma política duradoura, que una foco acadêmico e bem-estar dos estudantes”, enfatiza.

A lei que proíbe o uso de celular dentro das escolas pelos alunos foi sancionada em janeiro de 2025 após aprovação no Congresso Nacional.

O estudo ouviu 2.840 alunos, 348 professores e 201 gestores em escolas públicas municipais, estaduais e privadas de todas as regiões do país, entre maio e julho de 2025. 


COMMENTS

Nome

#JulioMatinsBr,1,Brasil,24,Cidades,57,Destaque,2,Estados,2,
ltr
item
#NoticiasMGBR: Proibição de celular leva 80% dos alunos a prestar mais atenção nas aulas
Proibição de celular leva 80% dos alunos a prestar mais atenção nas aulas
Celular proibido nas escolas Pesquisa ouviu 2.840 alunos, 348 professores e 201 gestores no país
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgYzjGJSuXLYXD6SGwB9weGQC_KUniev3etfTh3lFyJD_QdZYTkot9kmN9IXITk-xUa0QL2AFv4GrevKyy3uC4Dzfl3aKZx9Chqnxqd8Tls9lI_X0B0_cm8oS9MGMc_BtQw3tNZLltQMOqGSS-2I032BtmHoJ5niWp2_kBjU7mRarFoQNzra50hEg9Re6s/w320-h215/Celular%20alunos%20imagem%20free%20-%20Pesquisa%20Google%20-%20Google%20Chrome.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgYzjGJSuXLYXD6SGwB9weGQC_KUniev3etfTh3lFyJD_QdZYTkot9kmN9IXITk-xUa0QL2AFv4GrevKyy3uC4Dzfl3aKZx9Chqnxqd8Tls9lI_X0B0_cm8oS9MGMc_BtQw3tNZLltQMOqGSS-2I032BtmHoJ5niWp2_kBjU7mRarFoQNzra50hEg9Re6s/s72-w320-c-h215/Celular%20alunos%20imagem%20free%20-%20Pesquisa%20Google%20-%20Google%20Chrome.jpg
#NoticiasMGBR
https://www.noticiasmgbr.com/2025/09/proibicao-de-celular-leva-80-dos-alunos.html
https://www.noticiasmgbr.com/
https://www.noticiasmgbr.com/
https://www.noticiasmgbr.com/2025/09/proibicao-de-celular-leva-80-dos-alunos.html
true
6708546296148818810
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content