#NoticiasMGBR #JulioMartinsBr
Na última quarta-feira (15), os integrantes do Parlamento Jovem de Sete Lagoas, das legislaturas 2024 e 2025, participaram de uma visita formativa à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte. A programação incluiu um roteiro orientado pelo Memorial do Legislativo Mineiro e pelo Plenário Presidente Juscelino Kubitschek, onde são debatidos e votados os projetos de lei que impactam diretamente a vida dos cidadãos mineiros.
A atividade teve como objetivo aproximar os jovens do funcionamento do Poder Legislativo estadual, oferecendo uma experiência prática sobre a atuação parlamentar e a importância da participação cidadã.
Durante a visita, os estudantes foram acompanhados por Marcos Assis, servidor da Escola do Legislativo da ALMG, que apresentou detalhes sobre o processo legislativo, a estrutura administrativa da Casa e as ações de educação para a cidadania desenvolvidas pela instituição. “A importância é imensa, pois cada jovem aqui é um multiplicador. Eles conversam com colegas, familiares e a comunidade. É fundamental que a população entenda que o Poder Legislativo também tem uma função educadora. As deliberações e discussões que acontecem aqui dentro são uma grande fonte de conhecimento e aprendizado. O Parlamento Jovem de Minas é um exercício concreto de participação política e popular, um dos projetos mais importantes da Assembleia. A presença dos jovens alegra nossos dias e é sempre muito prestigiada por todos os deputados e deputadas”, destacou Marcos Assis.
O presidente da atual legislatura do Parlamento Jovem de Sete Lagoas, Gabriel Bonente, ressaltou o impacto da experiência na formação dos participantes: “Foi uma visita extraordinária, em que pudemos contemplar a beleza e o poder da política na Assembleia Legislativa. Foram ensinamentos que ampliaram nosso conhecimento sobre política, um aprendizado que faz a diferença na vida de uma sociedade e, especialmente, na de uma comunidade jovem que está emergindo”, pontuou.
Experiência
Já o presidente da legislatura 2024/2025, Moisés Barbosa, destacou o caráter abrangente da formação: “A experiência é muito enriquecedora. Tivemos contato com o município, atuando como vereadores; depois, conhecemos a política no âmbito federal, em Brasília; e agora, no estadual, fechamos o ciclo com uma nova perspectiva. São três dinâmicas diferentes e complementares. Fico muito feliz em participar e reencontrar colegas do meu mandato, além de continuar aprendendo. É um conhecimento que levamos para a profissão e para o exercício da cidadania”, afirmou.
A ex-vereadora jovem Mariana Vasconcelos, também da legislatura 2024/2025, avaliou o encontro como um momento inspirador: “Sempre tive uma paixão muito grande pela política. Tenho familiares que já passaram por esta Casa Legislativa, então fico muito feliz em vir e conhecer a política no âmbito estadual. Já participei da municipal, fui à federal em Brasília, e agora pude entender como funciona o meu Estado. Falaram muitos pontos positivos e eu, que sou apaixonada por Minas Gerais, fiquei encantada em conhecer também aspectos da nossa cultura”, declarou.
Para o servidor Leonardo Lobato, membro do Parlamento Jovem, o encontro consolidou um importante ciclo formativo: “Dando sequência ao cronograma do Parlamento Jovem, esta visita à Assembleia é um momento de aprendizado sobre a política mineira. Foi uma experiência diferente do que já vivenciamos na Câmara Municipal e em Brasília. O que reforçamos sempre é que o aprendizado não fica restrito à política ou à Casa Legislativa, mas se reflete também na vida pessoal de cada participante”, destacou.
Da atual legislatura, a vereadora jovem Sara Brandão ressaltou a representatividade e a inspiração vivenciadas durante a visita: “O momento mais marcante foi assistir a uma reunião, vendo tantas pessoas empenhadas em lutar pelo que acreditam. Em Sete Lagoas não vemos tanto movimento assim, mas aqui percebemos que há quem lute por nossos direitos. Como mulher e pessoa LGBT, é inspirador ver que existem pessoas batalhando por toda uma comunidade, por mulheres, pessoas negras, moradores em situação de rua. Vemos que estamos evoluindo, mas que ainda há muito a conquistar”, afirmou.
A visita integra o cronograma de atividades formativas do Parlamento Jovem de Sete Lagoas, programa de educação para a cidadania desenvolvido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Sete Lagoas, em parceria com a Escola do Legislativo da Assembleia de Minas Gerais.
***FIM***
Noticias MGBR
Lux In Tenebris - Luz Na Escuridão
Redes Sociais
#LuxInTenebris #LuzNaEscuridão
#NoticiasMGBR #NoticiasBrasil #NoticiasMG
#NoticiasdoBrasil #NoticiasdeMinasGerais #NoticiasDeMinas
#EstadosdoBrasil #CidadesdeMinasGerais #CidadesdeMinas
#Informação #Informativo #Noticias #UtilidadePublica
#Politica #CâmaraMunicipal #Prefeitura
COMMENTS