Brasil - Deputados aprovam “PDL da Pedofilia” para impedir aborto legal em crianças vítimas de estupro

Ministério das Mulheres Conanda futuro de milhares de meninas brasileiras. A cada semana, uma menina entre 10 e 19 anos morre no país por complicações


#NoticasMGBR #JulioMartinsBr 


A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (05), um projeto de decreto legilativo que suspende a resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) que dispõe sobre diretrizes de atendimento humanizado a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, lhes garantindo o direito ao aborto legal, como determina a legislação vigente.

O projeto visa dificultar o aborto legal para crianças e adolescentes nas possibilidades previstas em lei, que: quando o feto apresenta Anencefalia, quando houver risco de vida para a gestante e gravidez decorrente de violência sexual (estupro).

O projeto, de autoria da deputada bolsonarista Chris Tonietto (PL-RJ) foi aprovado com 317 votos a favor e 111 contrários. O texto agora segue para aval do Senado e, se aprovado, não precisa de sanção presidencial. 

A Resolução Nº 258, de 23 de dezembro de 2024, emitida pelo CONANDA, estabelece normativas para o atendimento humanizado de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual e a garantia dos seus direitos pelo Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA).
A norma, portanto, não modifica a legislação, mas sim estabelece diretrizes para orientar o poder público em casos de meninas vítimas de violência sexual que buscam o aborto legal para que tenham seu direito garantido. 

A norma, aprovada pelo Conanda em dezembro de 2024, prevê que os menores têm direito de não serem submetidos a “gravidezes forçadas na infância e adolescência, especialmente diante dos dados alarmantes de partos entre crianças e adolescentes decorrentes de estupro de vulnerável”. 

A resolução também dispensa crianças e adolescentes vítimas de violência da autorização dos pais, ou responsáveis legais, para a prática do aborto legal.

O relator Luiz Gastão (PSD-CE) defendeu, quando a Resolução foi aprovada, que os pais ou responsáveis que desejassem que sua filha violentada mantivesse a gestação teriam feridos “de morte o pilar fundamental de sustentação dos direitos e deveres da família brasileira, que é a proteção e a educação dos filhos menores de idade por seus pais”, claro que fazendo ouvidos moucos para o fato de que, em boa parte dos casos, os estupradores são membros da família. 

Outro ponto questionado é a dispensa de ações judiciais ou registros de boletim de ocorrência para identificar o abusador nos casos de violência sexual ou quando a mãe for menor de 14 anos para a realização do aborto legal. 

Gastão alega, ainda, que uma criança que sofrera estupro deveria ser forçada dar a luz, pois do contrário se estaria ferindo “o artigo 5º da Constituição Federal, em cláusula pétrea, que garante a inviolabilidade do direito à vida”. 

FECHAR OS OLHOS PARA A VIOLÊNCIA

Em nota, o Ministério das Mulheres rejeitou a suspensão da resolução, afirmando que “a resolução do Conanda, construída com a participação da sociedade civil, não ultrapassa suas funções e nem cria novos direitos, ela apenas detalha como aplicar a lei para salvar vidas. Suspender esta medida é fechar os olhos para a violência e falhar com as meninas brasileiras”. 

“Estamos diante de um projeto que ameaça a vida e o futuro de milhares de meninas brasileiras. A cada semana, uma menina entre 10 e 19 anos morre no país por complicações da gestação. A Resolução do Conanda não cria novos direitos, apenas organiza o acesso a direitos já previstos em lei. Derrubá-la é condenar meninas estupradas à violência obstétrica e à morte”, afirma Letícia Vella, advogada e integrante da articulação Criança Não é Mãe. 

Conforme Lei nº 13.431/2017, a violência institucional é entendida como “a praticada por instituição pública ou conveniada, inclusive quando gerar revitimização”. Poderia ser esse projeto que desumaniza meninas violentadas entendido como uma ferramenta de violência institucional? 

***FIM***

Noticias MGBR
Lux In Tenebris - Luz Na Escuridão
Redes Sociais 

Facebook - Instagram - YouTube - Twitter
@NoticiasMGBR #NoticiasMGBR
#LuxInTenebris #LuzNaEscuridão

 #NoticiasMGBR #NoticiasBrasil #NoticiasMG
#NoticiasdoBrasil #NoticiasdeMinasGerais #NoticiasDeMinas
#EstadosdoBrasil #CidadesdeMinasGerais #CidadesdeMinas
#Informação #Informativo #Noticias #UtilidadePublica
#Politica #CâmaraMunicipal #Prefeitura
#AssembleiaLegislativa #CamaradeDeputados 
#Congresso #Senado #Governo #GovernoFederal 
#Politica #Eleições

COMMENTS

Nome

#JulioMatinsBr,1,Brasil,55,Cidades,174,Destaque,2,Estados,5,
ltr
item
#NoticiasMGBR: Brasil - Deputados aprovam “PDL da Pedofilia” para impedir aborto legal em crianças vítimas de estupro
Brasil - Deputados aprovam “PDL da Pedofilia” para impedir aborto legal em crianças vítimas de estupro
Ministério das Mulheres Conanda futuro de milhares de meninas brasileiras. A cada semana, uma menina entre 10 e 19 anos morre no país por complicações
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEjQaRcQ_RAO-ubWIYvYtvjMRr3bXcuyVUrqYdTaMcyqwmiFG_ReP64312TOVO6VeYib21jy3HSnhO0oqCkeI7Dks-c_17O7tGzXoeVDD5edmb4ZpkgLXgn1188Qwg3EpgbUuR8zCxrofSTdYwPEFAUQXS8657XcGCkJqVAvoqZb-9YsvuBqxpE-jiXwnhI=w400-h228
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEjQaRcQ_RAO-ubWIYvYtvjMRr3bXcuyVUrqYdTaMcyqwmiFG_ReP64312TOVO6VeYib21jy3HSnhO0oqCkeI7Dks-c_17O7tGzXoeVDD5edmb4ZpkgLXgn1188Qwg3EpgbUuR8zCxrofSTdYwPEFAUQXS8657XcGCkJqVAvoqZb-9YsvuBqxpE-jiXwnhI=s72-w400-c-h228
#NoticiasMGBR
https://www.noticiasmgbr.com/2025/11/deputados-aprovam-pdl-da-pedofilia-para.html
https://www.noticiasmgbr.com/
https://www.noticiasmgbr.com/
https://www.noticiasmgbr.com/2025/11/deputados-aprovam-pdl-da-pedofilia-para.html
true
6708546296148818810
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content